BENEDICTUS, EPISCOPUS,
SERVUS SERVORUM DEI
SERVUS SERVORUM DEI
A todos aqueles que esta lerem,
saudação, paz e bênção no Senhor.
A liturgia sempre teve um especial papel na vida da Igreja e de modo muito particular na vida da Igreja do Habbo Hotel, já que por meio das celebrações litúrgicas manifesta-se seu papel como Igreja e aproxima-se ainda mais os fiéis do que é a experiência da Igreja da realidade e, assim, do próprio Cristo Jesus, que é o objetivo desta Igreja. A celebração dos ritos que envolvem o Romano Pontífice obtiveram desde o início um considerável destaque, de modo que se torna modelo para as outras celebrações, mas, também, porque os ritos tão distintos do habitual atraem os olhares e penetram também os clérigos no mistério da Igreja. Portanto, de tempos em tempos promoveram-se mudanças nos rituais, de modo a aproximá-los ainda mais do que o são na realidade.
Neste espírito, nossos antecessores João Paulo VII e Leão III, de venerável memória, promulgaram duas edições típicas do Ordo Celebrationis Romani Pontificis, onde constam os principais rituais presididos pelo Sumo Pontífice. Este mesmo Ordo foi alterado diversas vezes desde a última promulgação e nos ultimos tempos, foi novamente amplamente alterado por nós.
Portanto, usando de nossa autoridade apostólica, APROVAMOS e PROMULGAMOS a III Edição Típica do Ordo Celebrationis Romani Pontificis, para o uso nas principais celebrações pontificias. Esta deverá entrar em vigor, para todos os efeitos, a partir do dia 15 de fevereiro.
Desejamos que este Ordo seja facilitador para a celebração do divino mistério pelos Sumos Pontífices, e que todos os ritos ali disponibilizados possam favorecer o contato com a grandeza litúrgica da Igreja da realidade, e consequentemente, com a grandeza ainda maior do Cristo Senhor.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no nono dia do mês de fevereiro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e três, segundo de Nosso pontificado.
+ Benedictus VI