Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

[ Aprovação - Estatuto do Caminho Neocatecumenal ]

 

CLEMENTE
BISPO DE ROMA
SERVO DOS SERVOS DE DEUS

A todos que este decreto lerem,
paz, saúde e benção apostólica.

''GRAÇAS A YAHWEH''

                                É com imensa alegria que por meio deste decreto venho aprovar o Estatuto do Caminho Neocatecumenal no Habbo.

                                Após apresentação do estatuto, feita por Dom Daniel Paulo Cardeal Stramantino, a devida leitura, e usando de minha autoridade apostólica, DECRETO APROVADO o Estatuto do Caminho Neocatecumenal, em todos os seus artigos e paragrafos.

                                Fico na esperança de que o Caminho Neocatecumenal ajude ao clero a ter uma nova vivencia de comunidade, como os apóstolos. Também, que o Caminho possa aprofundar nosso clero e o povo de Deus em uma vivencia e espiritualidade mais profunda das escrituras e da Fé da Igreja.

                                Nomeio como presidente e vice-presidente da Equipe Responsavel internacional do Caminho respectivamente Dom Daniel Paulo Cardeal Stramantino e Padre Pedro Pedrin.

                                Lembro aos Neocatecumenais o que nos diz o Senhor: ''Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28,19)''

                                Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, I Vésperas do V Domingo do Tempo Comum, 4 de Fevereiro do Ano Mariano das aparições de 2017, primeiro de meu pontificado.

+ S.S. Clemente Pp I
Pontifex Maximus



ESTATUTO DO CAMINHO NEOCATECUMENAL

Artigo 1: A natureza do Caminho Neocatecumenal
§ 1º.A natureza do Caminho Neocatecumenal é definida por S.S. João Paulo II, quando escreve:
“Reconheço o Caminho Neocatecumenal como um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje”.
§ 2º.O Caminho Neocatecumenal, dotado de personalidade jurídica pública, consta de um conjunto de bens espirituais:
1°. o “Neocatecumenato”, ou catecumenato pós-batismal;
2°. a educação permanente à fé;
3°. a vivencia da comunidade;
4°. o serviço da catequese.

Artigo 2: A estrutura do Caminho
§ 1º.Dentro da paróquia, o Neocatecumenato é vivido em pequena comunidade – denominada Comunidade Neocatecumenal.
§ 2º.Modelo da Comunidade Neocatecumenal é a Sagrada Família de Nazaré, lugar histórico em que o Verbo de Deus, feito Homem, torna-se adulto crescendo “em sabedoria, idade e graça”, estando submetido a José e a Maria. Na comunidade, os neocatecúmenos tornam-se adultos na fé, crescendo em humildade, simplicidade e louvor, submetidos à Igreja.
§ 3º.As Catequeses Iniciais e o Itinerário Neocatecumenal se baseiam nos três elementos fundamentais (“tripé”) da vida cristã, salientados pelo Concílio Vaticano II: Palavra de Deus, Liturgia e Comunidade.
§ 4º.No centro de todo o percurso neocatecumenal há uma síntese de pregação kerigmática, mudança de vida moral e liturgia.

Artigo 3: As primeiras catequeses
§ único. As prieiras catequeses são explicações sobre o kerigma. 

Artigo 4: Vigilia Pascal
§ 1º.Centro e fonte da vida cristã é o mistério pascal, vivido e celebrado de modo eminente no Santo Tríduo,cujo fulgor enche todo o ano litúrgico com sua claridade. Ele constitui, portanto, o fulcro do Neocatecumenato, enquanto redescobrimento da iniciação cristã.
§ 2º. “A vigília pascal, centro da liturgia cristã, e a sua espiritualidade batismal, são inspiração para toda a catequese”. Por este motivo, durante o itinerário, os neocatecúmenos são iniciadosgradualmente a uma mais perfeita participação em tudo aquilo que a santa noite significa, celebra e realiza.
§ 3º.Deste modo, o Neocatecumenato estimulará a paróquia a uma celebração mais rica da vigília pascal. 

Artigo 5: Eucaristia
§ 1º.A Eucaristia é essencial ao Neocatecumenato, enquanto catecumenato pós-batismal, vivido em pequena comunidade. Não nos valeria a iniciação Cristã se não particepassemos da Eucaristia.
§ 2º.Os neocatecúmenos celebram a Eucaristia dominical na pequena comunidade, na noite da Sexta-Feira, como permitito por João Paulo V. 
As celebrações da Eucaristia das comunidades neocatecumenais na Sexta pela noite fazem parte da pastoral litúrgica dominical da paróquia e estão abertas também a outros fiéis.
§ 3º.Na celebração da Eucaristia nas pequenas comunidades seguem-se os livros litúrgicos aprovados do Rito Romano, com exceção das concessões explícitas da Santa Sê.4 No que concerne à distribuição da Santa Comunhão sob as duas espécies, os neocatecúmenos a recebem em pé, permanecendo em seu lugar

Artigo 6: Comunidade
§ 1º. A educação para a vida comunitária é uma das tarefas fundamentais da iniciação cristã. O Neocatecumenato educa para ela de modo gradual e constante mediante a inserção numa pequena comunidade aberta à vida da comunidade paroquial e de toda a Igreja.
§ 2º.A comunidade ajuda os neocatecúmenos a descobrirem a sua necessidade de conversão e de amadurecimento na fé: a diversidade, os defeitos, as debilidades evidenciam a incapacidade de amar o outro assim como ele é, destroem os falsos ideais de comunidade e fazem experimentar que a unidade é obra do Espírito Santo.

Artigo 7: Fases, etapas, catequeses.
Primeira fase
A primeira fase do Neocatecumenato é o Pré-catecumenato, que é um tempo de kénosis para aprender a caminhar na humildade. Esta fase se divide em duas etapas:
1ª. Na primeira etapa, celebrando semanalmente a Palavra de Deus (nas catequeses), com temas simples que percorrem toda a Escritura, como: água, rocha, cordeiro, etc. A Palavra de Deus, a Eucaristia e a Comunidade ajudam gradualmente os neocatecúmenos a esvaziarem-se dos falsos conceitos de si e de Deus, e a descer à sua realidade de pecadores, necessitados de conversão, redescobrindo a gratuidade do amor de Cristo, que lhes perdoa e ama.
2ª.Na segunda etapa, de análoga duração, os neocatecúmenos celebram as grandes etapas da história da salvação: Abraão, Êxodo, Deserto, Terra Prometida, etc., e lhes é dado um tempo para que provem a si mesmos a sinceridade de sua intenção de seguir a Jesus Cristo, à luz da sua Palavra: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

Segunda Fase
A segunda fase do Neocatecumenato é um tempo 0 de combate espiritual para adquirir a simplicidade interior do homem novo que ama a Deus como único Senhor, com todo o coração, com toda a mente, com todas as forças e ao próximo como a si mesmo. Sustentados pela Palavra de Deus, pela Eucaristia e pela Comunidade, os neocatecúmenos adestram-se na luta contra as tentações do demônio: a busca de seguranças, o escândalo da cruz e a sedução dos ídolos do mundo. A Igreja vem em ajuda dos neocatecúmenos entregando-lhes as armas necessárias.
1ª. Entrega-se de novo aos neocatecúmenos o Credo da Igreja (redescobrimento da “Traditio Symboli”), “compêndio da Escritura e da fé”. Eles estudam e celebram artigo por artigo o Símbolo apostólico e, depois, confessam a sua fé (redescobrimento da “Redditio Symboli”), proclamando o Credo numa celebração apropriada.
3ª. A educação dos neocatecúmenos à oração litúrgica e contemplativa culmina com as catequeses sobre a oração do Senhor, e numa celebração entrega-se-lhes de novo o “Pai nosso”.

Terceira Fase
§ 1º. A terceira fase do Neocatecumenato é o Redescobrimento da Eleição, “eixo de todo o catecumenato”. É um tempo de iluminação em que os neocatecúmenos aprendem a caminhar no louvor, “inundados pela luz da fé”, ou seja, a discernir e cumprir a vontade de Deus na história para fazer da própria vida uma liturgia de santidade. Eles estudam e celebram cada uma das passagens do Sermão da Montanha.
§ 2º. Após terem mostrado com obras que neles está se realizando, ainda que na debilidade, o homem novo descrito no Sermão da Montanha, que, seguindo as pegadas de Jesus Cristo, não resiste ao mal e ama o inimigo,os neocatecúmenos renovam solenemente as promessas batismais, nesta liturgia, vestem as túnicas brancas em lembrança do seu batismo.

Artigo 8: Dimensão Habbiana
§ 1º.  O Caminho Neocatecumenal é o redescobrimento da vivencia em comunidade. Por meio do Caminho, vivemos em comunidade e somos introduzidos cada vez mais na Glória do Senhor, no conhecimento de sua palavra e no amor aos irmãos.
§ 2º. Todo Neocatecumeno deve participar toda Sexta-Feira da Eucaristia em sua comunidade, ou na sede, comungando e participando conforme os ritos dispostos pela Equipe Responsável internacional do Caminho e aprovado pela Prefeitura da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
 § 3º. Toda Terça-Feira o Neocatecumeno deve participar da Catequese e da Celebração da Palavra de Deus com os catequistas.

Disposições Finais

Toda eventual modificação do presente Estatuto deve ser submetida à aprovação do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e pela Equipe Responsável internacional do Caminho.