BENEDICTUS, EPISCOPUS,
SERVUS SERVORUM DEI
CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
APOSTOLORUM APOSTOLA
Pela qual se declara Santa Maria Madalena
como co-padroeira da Igreja do Habbo Hotel
Aos eminentíssimos senhores cardeais,
excelentíssimos bispos,
reverendíssimos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas,
caríssimos leigos e leigas,
saudação e bênção no Senhor Ressuscitado
+ Benedictus VI
SERVUS SERVORUM DEI
APOSTOLORUM APOSTOLA
como co-padroeira da Igreja do Habbo Hotel
excelentíssimos bispos,
reverendíssimos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas,
caríssimos leigos e leigas,
saudação e bênção no Senhor Ressuscitado
A Apóstola dos Apóstolos, Santa Maria Madalena, vem sido celebrada com grande entusiasmo pela Igreja Católica presente no Habbo Hotel anualmente, tendo em vista que no dia em que a Igreja celebra liturgicamente sua memória, foi também o dia em que Vinicius, Carlos e Victor fundaram no nosso Hotel, a Igreja do Senhor. Não crentes no acaso, mas, sim, na divina providência, consideramos o simbolismo desta feliz coincidência.
Não se sabe muito, ao certo, sobre a figura de Santa Maria Madalena, a não ser os poucos detalhes dados pelos textos bíblicos, como o fato de ter sido a primeira testemunha do Ressuscitado, de ter estado aos pés da cruz e de que dela saíram sete demônios (cf. Lc 8, 2). Pode ser que a Madalena seja também a Maria de Betânia, ou a mulher que ungiu os pés do Senhor com perfumes (Lc 7, 36ss), mas não há ligação suficiente nos textos bíblicos entre tais figuras para que se façam essas afirmações, nem para se dizer que a Santa era, outrora, prostituta.
Santa Maria Madalena é considerada Apóstola dos Apóstolos por Santo Tomás de Aquino, o Doutor Angélico, que percebe nela a figura daquela que recebeu o anúncio do Senhor e o comunicou aos Apóstolos. De fato, a Madalena foi a primeira a testemunhar a Ressurreição ao ver o túmulo vazio (cf. Jo 20, 2), e, sobretudo, a encontrar-se com o Senhor Ressuscitado (cf. Jo 20, 16). Realmente, “Ela que tanto o amara quando era vivo, viu-O morrer na cruz, procurou-O no sepulcro; e foi a primeira a adorá-l’O depois de ressuscitar dos mortos.” (Prefácio de Santa Maria Madalena), tornando-se a primeira testemunha da divina misericórdia (cf. São Gregório Magno, XL Hom. In Evangelia, lib.II, Hom. 25, 10).
A Igreja do Habbo Hotel é interpelada a reconhecer em Santa Maria Madalena um exemplo: Maria, amou o seu Divino Mestre de todo o coração, assim como a Igreja é chamada a amar; ela esteve aos pés da Cruz, assim como a Igreja é chamada a unir-se aos sofrimentos de Jesus; ela foi Apóstola dos Apóstolos, levando a mensagem do Ressuscitado aos Apóstolos, e a Igreja é chamada a levar aos outros a mensagem do Ressuscitado e conduzi-los aos Apóstolos, isto é, a Igreja da realidade.
Maria Madalena compreende a sua função de não ser o fim, mas, de conduzir a algo e de conduzir a alguém, com isto ela exalta o papel da mulher na Igreja, mas também nos leva a compreender a nossa missão de, como espelho da Igreja na realidade (cf. João II, Salus Animarum, Concílio Vaticano VII), conduzir as pessoas que acessam o Habbo Hotel ao encontro com Cristo e com a Igreja da realidade, que é próprio da missão da Igreja que deve: “levar à glória da Igreja aos que se encontram neste parâmetro virtual, para que se sintam chamados, de fato, a cerne d'Ela, e, deste modo, possam encontrar-se com suas vocações – de modo especial os chamados ao presbiterado - e ter seu encontro com Deus, que usa-nos de diversas maneiras para conseguir almas para Ele.” (João Paulo VII, Predicate Evangelium, Concílio de Jerusalém). Chamada, assim, a ser apóstola, discípula e missionária do Senhor Ressuscitado, a Igreja do Habbo Hotel ouve também o mandato do Senhor, como dito a Maria Madalena e a outra Maria: “Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galileia, pois é lá que eles me verão.” (Mt 28, 10).
Já contando com São José como padroeiro da Igreja, e tendo o Habbo Hotel BR Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira, queremos agora destacar a figura de Santa Maria Madalena para toda a Igreja Católica presente no Habbo Hotel, dadas as razões já apresentadas.
Por isso, usando de nossa autoridade apostólica, DECLARAMOS, DECRETAMOS e CONSTITUÍMOS Santa Maria Madalena como co-padroeira da Igreja Católica Apostólica Romana presente no Habbo Hotel e das Igrejas em plena comunhão conosco. Determinamos, ainda, que anualmente a Igreja celebre o seu dia com o grau de solenidade, no dia habitual de sua comemoração, isto é, 22 de julho e que novas orações sejam compostas e anexadas ao Missal Romano para tal dia.
A Igreja, contando ainda mais profundamente com feliz exemplo e intercessão de Santa Maria Madalena, reconheça seu papel e missão e os desempenhe com coração fervoroso, cheio de amor, testemunhando o Senhor Ressuscitado, penetrando no seu mistério de salvação e o anunciando com fé e alegria, seja por palavras, seja pela presença, para que todos os que nos contemplarem se recordem do amor de Deus e façam parte da sua família, do seu Reino.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia nove de fevereiro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e três, segundo de nosso pontificado.