I O A N N E S P A U L U S, E P I S C O P U S
SERVUS SERVORUM DEI
AOS CARDEAIS E BISPOS, AOS PADRES E DIÁCONOS, AOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS, AOS DILETOS LEIGOS E LEIGAS, SAUDAÇÕES E BÊNÇÃOS POR PARTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
1. Desde meus antecessores fora discutido a participação dos fiéis leigos de forma ativa em nosso apostolado, de forma que fosse possível atingir as mais diversas áreas de nossa plataforma online. Dentro desta realidade, vemos diversos momentos onde os leigos tiveram destaque por sua proficuidade ativa. No pontificado de Sua Santidade Urbano III - que convocou o I Sínodo dos Leigos - voltando o olhar maternal da Igreja para os que servem e doam suas vidas por meio dos momentos litúrgicos, pastorais e “incentivo à participação dos leigos”.
2. É visto na história do Povo de Deus que “desde tempos imemoriais foi permitido ao leigo auxiliar na celebração do Santo Sacrifício”, tomando mais força no Concílio Vaticano II, abertura da Igreja para o mundo. Entretanto, ainda hoje, nota-se certa resistência de sacerdotes à participação dos leigos nas funções litúrgicas que lhe competem." (Cf. Urbano III, Exo. Apo. SAL TERRAE).
3. Nesse panorama iluminado pela discussão sinodal, e estendida pelas resoluções da assembleia dos leigos, o meu antecessor, João Paulo VI, viu por bem convocar o II Sínodo dos Leigos, que haveria da ser iniciado aos 22 dias do corrente mês de maio de 2020. Entretanto, devido a sua idade avançada e seus problemas de saúde, o pontífice agindo com muita humildade ao se reconhecer limitado, renunciou ao ministério petrino, que deu-se início ao período de vacância aos 17 dias do mês de maio de 2020. Devido ao cronograma inesperado para uma sé vacante, e diante do atual cenário de ruptura e cisma por parte de alguns de seus ex-membros, consideramos viável a remarcação das reuniões sinodais que deverão acontecer na cidade de Roma.
4. Diante do exposto, por motivos pastorais, REMARCAMOS e CONVOCAMOS os bispos para que se reúnam em atividades sinodais que deverá acontecer na cidade de Roma, sendo aberto iniciado aos 26 dias do mês de junho do corrente ano de 2020. Desde já orientamos toda a igreja que se una em oração para a realização do Sínodo, e também por seus padres sinodais.
5. Em tempo, dado a vacância da relatoria deste sínodo, que havia sido confiada à mim por meu antecessor, João Paulo VI, NOMEIO como relator do II Sínodo dos Leigos o Exmo. Dom Iago Alves, bispo-auxilar da diocese de Roma e presidente da comissão episcopal para o laicato.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 30 do mês de maio do ano do Senhor de 2020, primeiro de nosso pontificado.
+ Ioannes Paulus, Pp VII
Pontifex Maximus