BENEDICTVS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
CONSTITUTIO APOSTOLICA
INSTITUTIO GENERALIS
SERVUS SERVORUM DEI
CONSTITUTIO APOSTOLICA
INSTITUTIO GENERALIS
PELA QUAL SE DEFINE E PROMULGA A FORMAÇÃO LITÚRGICA
COMO INTRODUÇÃO GERAL PARA A CELEBRAÇÃO SACRAMENTAL NO HABBO HOTEL
SEGUNDO DECRETO DO CONCÍLIO HIEROSOLIMITANO
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
"O Mestre pergunta-te: Onde está a sala em que comerei a Páscoa com os meus discípulos? Ele vos mostrará no andar superior uma grande sala mobiliada, e ali fazei os preparativos" (Lc. 22, 11-12). Nosso Senhor Jesus Cristo estando prestes a cear com seus discípulos, estando próximo de sua Paixão na Cruz, quis estabelecer uma Ordem para que pudesse, dignamente, naquela sala, instituir e celebrar a Eucaristia. ''A Igreja sempre entendeu que esta ordem lhe dizia respeito e, por isso, foi estabelecendo normas para a celebração da santíssima Eucaristia, no que se refere às disposições da alma, aos lugares, aos ritos, aos textos'' [1]. Por isso, em conformidade com o Concílio de Jerusalém que afirma: ''Seja reformada a Formação Litúrgica e definida como Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel'' [2], é do nosso desejo que as celebrações litúrgicas sejam bem aproveitadas ao máximo, precipuamente no que tange aos Divinos Mistérios contidos no Pão da Vida e no Cálice da Salvação.
''A realidade virtual não pode substituir a encarnação dos sacramentos e a liturgia, ou a proclamação imediata e direta do Evangelho, contudo, pode completa-las, atraindo pessoas para uma experiência mais integral da vida de fé'' [3]. A Igreja do Habbo tem como cerne de sua missão a Evangelização, para que, pelo anúncio da Palavra, da celebração dos sacramentos dissimulados, pela unidade da fração do Pão no Santo Altar afim de que ''eles nos elevam a Deus e leva a Deus ao coração daqueles que assistem ou participam da celebração litúrgica'' [4].
Tais sacramentos, mesmo que dissimulados no Habbo Hotel servem para ''levar à reconciliação com Igreja, e, deste modo, com Deus entre aqueles que se separaram, bem como dizer palavras de Salvação para que todos naquele ambiente virtual possam se converter'' [5]. Desse modo, os Santos Sacramentos merecem respeito e dignidade, pois ''se não dermos dignidade no que celebramos e as pessoas enxergarem a Igreja como uma brincadeira, se não vivermos o testemunho e permitirmos que as pessoas pensem que a Igreja de Cristo é formada por homens e mulheres que aceitam viver no pecado, estaremos nos condenando para os infernos. Sim, mesmo o que fazemos através dos pixels será julgado, pois é um de nossos ambientes de vida'' [6].
Sendo assim, levando em consideração a aprovação da Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, que reformou a ''Formação Litúrgica'', produzida por Dom Daniel Paulo Stramantino, prefeito desta Congregação, introduzindo novos pontos, que mesmo com a Formação Litúrgica foram deixados entreabertos, no que tange ao bom uso da liturgia na vida apostólica e nas comunidades do clero. Com a nova Introdução Geral, nós desejamos alcançar esses pontos e fechar as lacunas deixadas abertas.
Desse modo, PROMULGAMOS, nós e o Espírito Santo, a recém-criada INTRODUÇÃO GERAL PARA A CELEBRAÇÃO SACRAMENTAL NO HABBO HOTEL. Nesse ínterim, queremos promover e impulsionar este novo material como norte para toda ação litúrgica da Santa Igreja Romana, passando a ser oficialmente válido no dia 21 de fevereiro de 2021, no I Domingo da Quaresma.
Outrossim, a sagrada liturgia uniforme e bem vivida deve oferecer-se com extremo empenho, totalidade e dignidade ao que se prescreve, contendo toda a fisionomia ornamentada que pudermos oferecer, para que o melhor culto possível possa ser oferecido ao Deus de toda a Criação, digno de todo o louvor e honra.
Rogamos a Bem-aventurada Virgem Maria, nossa querida e boa Mãe, afim de que no Santo Sacrifício da Missa possamos engrandecer, com nossos atos e palavras, ao Deus presente na Sagrada Eucaristia que se imola em todas as missas celebradas.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dias dezoito de fevereiro de dois mil e vinte e um, ano Ano Jubilar, segundo de nosso pontificado.
Benedictvs, Pp. V
Servvs Servorvm Dei
NOTAS
[1] Introdução Geral do Missal Romano, Proêmio, 1.
[2] Decreto Conciliar ''Varietas In Ecclesia'', n° 22, Bento V, Papa.
[3] Constituição Conciliar ''Salus Animarum'', do Vaticano VII, João II, Papa.
[4] Constituição Conciliar ''Salus Animarum'', do Vaticano VII, João II, Papa.
[5] Constituição Conciliar ''Predicate Evangelium, do Concílio de Jerusalém, João Paulo VII, Papa.
[6] Encíclica ''Mysterium Fidei'', João Paulo VI, Papa.