Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Bula "Cognosco Meas" | Ereção da Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

 

BENEDICTUS, EPISCOPUS,
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

"CONHEÇO AS MINHAS ovelhas, e elas me conhecem." (Jo 10, 14), diz o Senhor. Assim, Cristo, o Bom Pastor, estabelece a necessária proximidade do Bispo com o rebanho a ele confiado, seja os leigos e leigas, os seminaristas, seja, ainda, o presbitério. É sobre as relações de proximidade do Pastor com a sua grei que é possível que a missão evangelizadora da Igreja produza frutos, pois não pregamos às massas, mas às pessoas, e as propomos o Evangelho de Jesus Cristo (cf. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Renovare in Christo, n. 11). Neste espírito de uma evangelização que seja mais próxima, também as Igrejas Particulares devem se organizar de modo a facilitar este trabalho, possibilitando comunidades menores e ao mesmo tempo, células vivas do Corpo místico do Senhor. Decidimos, portanto, criar no Brasil uma nova Igreja Particular, para melhor desenvolver o trabalho da evangelização e da cura das almas neste dileto território.

Portanto, tendo ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos e dos Arcebispos Metropolitanos do Brasil, EREGIMOS e CONSTITUÍMOS a Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e elevamos a cidade do Rio de Janeiro à categoria Episcopal, com todos os direitos e privilégios inerentes a esta categoria. O Bispo Diocese terá sua Cátedra fixada na igreja dedicada São Sebastião. A Igreja do Rio de Janeiro pertencerá a província eclesiástica de Aparecida, tendo com sua sé metropolita a relação que prevê o direito canônico.

Caberá a nunciatura apostólica para o Brasil, prover que alguns presbíteros integrem o presbitério do Rio de Janeiro, advindo das outras Igrejas Particulares em funcionamento. Seja eregido, na nova Diocese, um seminário para a formação dos novos presbíteros, a qual deve ser acompanhada de perto pelo Dicastério para os Seminários. 

Para a instalação da Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, delegamos o Núncio Apostólico, Dom Francisco Cardeal Reis, que levará ao povo carioca estas letras apostólicas. No ato da instalação da Diocese, lavre-se quatro cópias da ata de instalação, da qual uma será mantida no arquivo diocesano, uma no arquivo metropolitano, uma no arquivo da Nunciatura Apostólica para o Brasil e outra seja enviada para o Arquivo Apostólico Vaticano.

Confiamos a Igreja Particular do Rio de Janeiro ao patrocínio da Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rainha e padroeira do Habbo Hotel, dos apóstolos Pedro e Paulo, e de São Sebastião, patrono diocesano, para que a grei do Senhor, sempre cuidada pelo Bom Pastor, tenha também pastores zelosos e se constituia como um povo fiel ao Senhor.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no vigésimo dia do mês de dezembro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e dois, primeiro de Nosso pontificado.

+ Benedictus VI