CARTA APOSTÓLICA
VITA CONSECRATA
DO ROMANO PONTÍFICE
IOANNES PP. III
Pela qual se determina o Dia Mundial da Vida Consagrada no Habbo Hotel
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
A vida consagrada é a própria riqueza de dons e carismas que a Igreja recebe do Espírito que dá vida e atua no meio dela, assim como na criação do mundo em que Ele pairava sobre as águas e dava vida à criação do Pai (Cf. Gn 1, 2). Pois como nos diz o apóstolo Paulo: na Igreja ''Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum'' (1Cor 12, 4-7). Por meio deste Espírito que congrega e atua por seus ministros e ministras, sejam seculares ou religiosos, ''as ordens realizam uma missão vivificante da fé e do serviço na Santa Igreja, animando e atraindo, não só membros ordenados, à vida perfeita por meio dos conselhos evangélicos'' [1].
Por isso, assistindo a nítida contribuição oferecida pelas ordens religiosas em nosso apostolado virtual, sabendo que na realidade a santa Igreja oferece um dia de honra e de ação de graças pela atuação propagadora do Cristo ressuscitado desde o papado de Sua Santidade São João Paulo II, e que neste ano será comemorado o 26° Dia da Vida Consagrada na festa da Apresentação do Senhor, ''damos graças a Deus pelas Ordens e Institutos religiosos dedicados à contemplação ou às obras de apostolado, pelas Sociedades de Vida Apostólica, pelos Institutos seculares, e pelos outros grupos de consagrados, como também por todos aqueles que, no segredo do seu coração, se dedicam a Deus por uma especial consagração'' [2].
Deste modo, no espírito de alegria pelo testemunho destes irmãos e irmãs que se prontificam a ''pregar o Evangelho'' [3] aos necessitados ou vivendo seu carisma em prol de todo o mundo, sendo eles testemunhas desse Evangelho que dá vida, INSTITUÍMOS o Dia Mundial da Vida Consagrada no Habbo Hotel; a ser celebrado todos os anos na festa da Apresentação do Senhor, tradicionalmente no dia 2 de fevereiro.
Com essa atitude e esse dia de louvor, principalmente na festa da apresentação de Cristo no templo que era o cumprimento dos preceitos da antiga aliança, ''revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. Hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘Luz para iluminar as nações’ (Lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. Lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’' [4].
Por fim, rogamos a Virgem da Apresentação, que teve o menino Jesus nos braços junto a José, para que rogue pelos diversos carismas que nascem a partir da profunda experiência com Cristo Jesus, seu Filho amado. Rogamos também que todas as ordens presentes na Igreja e que ofereceram a ela a sua rica vivência religiosa, para que cresçam e deem frutos.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, memória de Santo Antão, dezessete de janeiro do ano sacerdotal de dois mil e vinte e dois, segundo de Nosso Pontificado.
+ Ioannes, Pp. III
____________________
REFERÊNCIAS
[1] Normativas Familiæ Religiosæ, Proêmio, 'As ordens da Igreja', Tiago.
[2] Exortação Pós-Sinodal Vita Consecrata, Introdução, 'Ação de graças pela vida consagrada, n° 2, São João Paulo II.
[3] Constituição Conciliar Sacerdos in Aeternum, Capítulo III, n° XII, João Paulo VII.
[4] Exortação Pós-Sinodal Vita Consecrata, São João Paulo II; adaptado pela CNBB.