LEO EPISCOPUS,
SERVUS SERVORUM DEI
Irmãos estimados, da cátedra apostólica de Roma, voltamos nossos olhares as várias realidades, quer pastorais, quer diplomáticas, tendo muitas vezes de estabelecer legados permanentes e embaixadas, para que em nosso nome, possa transmitir nossas decisões e melhor organizar os trabalhos.
Portanto, tendo em vista agrande organização pastoral e diplomática no território de Portugal, bem como as várias realidades presentes, decidimos estabelecer junto a esta nação uma nunciatura apostólica, para em nosso nome transmitir e tomar decisões e trabalhos.
Assim, usando de nossa autoridade apostólica e ouvindo o parecer dos irmãos, estabelecemos a Nunciatura Apostólica de Portugal, com todos os direitos e deveres a este obrigados.
De igual maneira, nomeamos para exercer o ofício de Nuncio Apostólico de Portugal, o eminentíssimo irmão e Cardeal, Sthevan Fitzwan, com todos os direitos e deveres a este ofício obrigados. Ainda o novo nuncio, deverá o quanto antes apresentar-se ao bispos de Portugal, bem como as devidas autoridades.
Por fim, exortamos que a nunciatura apostólica deve agir junto a esta Sé Apostólica, para a organização dos trabalhos daquele grande território. Estas nossas letras apostólica deverá ser apresentada a todos que o competem. E rogamos que este encargo seja exercido de boa maneira.
Dado em Roma, Junto á São Pedro, 24 de Julho do Ano Mariano das Aparições de 2017, Primeiro do Nosso Pontificado.
+ Leonnes Pp. II
Servum Servorum Dei