BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
A todos que esta lerem, saúde e bênção apostólica.
“Então, irmãos, estais firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por carta nossa” (2 Tessalonicenses 2,15). Os escritos dos santos, dos teólogos, dos santos padres e dos doutores da Igreja são o princípio e uma das melhores maneiras que comprovem nossas tradições, que compõem o nosso magistério e também os rituais e ritos dos sacramentos e/ou sacramentais. A pluralidade desses escritos, no Habbo, servem como guia e ânimo para vida em fraternidade da Santa Igreja, pois são ''instrumento da Igreja para o desenvolvimento, a conservação e a divulgação da cultura e [...] oferece tesouros riquíssimos de ciência e de arte aos estudiosos que investigam a verdade'' [1]. Assim, compreende-se como documentação não só os escritos dos Santos Padres, mas todos os documentos que têm seu valor catequético e formativo dos dicastérios da Cúria Romana e das Comissões aprovadas pela Congregação para os Bispos.
No percurso da anunciação da boa-nova do Senhor, por muitas vezes perdemos grandes documentos que poderiam servir para instrução do povo, alguns que servissem como compêndios da Santa Doutrina; catequeses sobre o serviço do pastoreio; formações litúrgicas e humanas, que induzissem o clero ao cuidado com o povo. Meu predecessor, Sua Santidade Paulo IV, de venerável memória, quis que a Mãe Igreja pudesse desfrutar dos grandes tesouros que outrora meus beatíssimos antecessores escreveram, porém, agora vemos a necessidade da Igreja em avançar cada vez mais, buscando se aprimorar e disponibilizar os tesouros dos órgãos da Santa Madre Igreja.
Por isso, gozando da nossa autoridade apostólica, no uso das faculdades e sob assistência do Espírito Santo, DECRETO e NOMEIO como Arquivista e Bibliotecário Vaticano Dom Joseph Cardeal Ravassi, usufruindo de todos os encargos e prerrogativas inerentes deste encargo. O eminentíssimo deverá reedificar, atualizar e salvar os documentos pontifícios dispostos na Biblioteca Vaticano, bem como os que ainda não estão presentes na biblioteca. Após o período de reedificação serão recuperados os documentos da Cúria Romana para que sirvam como base para toda a Santa Igreja.
Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, no terceiro domingo do Advento do Senhor, no dia treze de dezembro de dois mil e vinte, primeiro de nosso pontificado.
BENEDICTUS, PP. V
Pontifex Maximus
__________________________
[1] Decreto de Reedificação da Biblioteca Vaticana; Paulo IV.