Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Carta Encíclica ''Instaurare omnia in Christo''

CARTA ENCÍCLICA
INSTAURARE OMNIA IN CHRISTO

DE SUA SANTIDADE
JOÃO III
DIRIGIDA A TODOS OS MINISTROS 
E FIÉIS LEIGOS
DO ORBE CATÓLICO VIRTUAL

INTRODUÇÃO

1. Restaurar todas as coisas em Cristo, alicerce e cabeça invisível da santa Igreja, é o princípio para a retomada do ânimo na realização do ofício de apascentar e guiar as ovelhas presentes no redil santo do Habbo Hotel. Nossa Igreja que, infelizmente, por vezes, assistiu que ''próprio Príncipe do Inferno [estivesse] se projetando sobre [ela], afim de nela adentrar e instaurar seu reino do caos'' [1], mostrando momentos turbulentos que mancharam seu poderio por anos, causando imensa tristeza e desânimo entre os clérigos, pois ''podemos observar que muitos [pontífices e demais autores] não foram inspirados pelo Espírito Santo, mas [constituíam] uma associação criminosa, gerada com a venda da própria Cadeira de São Pedro'' [2]. Porém, passados esses momentos turbulentos ''a promessa do Senhor de que as portas do mal não prevalecerão (Mt 16,18) é mais forte e até hoje nos sustenta'' [3]. 

2. Ciente de que o período que manchou a moral da Igreja e impediu que a verdadeira evangelização virtual se difundisse amplamente no Habbo Hotel por certos anos tenha passado, com o mesmo espírito de nossos fundadores que iniciaram este projeto ''no ano de 2006, ainda com o sonho de adolescentes cuja única motivação era evangelizar'' [4], que escrevo esta encíclica relembrando os nossos erros e acertos passados, bem como uma nova perspectiva para as atitudes do presente e do futuro de nossa Igreja.

3. Portanto, torna-se imprescindível que enquanto Igreja que milita nesta terra sendo ''sal da terra e luz do mundo'' (Mt 5, 13.14) que nos empenhemos na verdadeira missão que nos comprometemos em nossos sagrados ministérios, pois a ''missão da Igreja é continuar a obra e a missão de Cristo. Aqui, somos chamados a exercer o nosso sacerdócio batismal'' [5]. E é no exercimento de nosso sacerdócio batismal que agimos neste local como testemunhas vivas do Cristo que sofreu sua paixão, morte e ressurreição por nós. É cientes de que Cristo deu ao mundo sua Igreja, aliança pela qual se tornaram ''um só corpo e uma só carne, Cristo e à Igreja'' (Ef 5, 31-32), que devemos restaurar nossos pensamentos e nossos trabalhos evangelizadores Nele que é modelo, mestre e doutor da sua criação.

CAPÍTULO I
Da restauração da ação evangelizadora no Habbo Hotel

5. Nesse pensamento de restauração, é no ápice do ano de 2018 que a Igreja volta-se à situação da evangelização e integração dos leigos nas celebrações e nos atos públicos realizados no Habbo Hotel. Destarte, meu predecessor Urbano III reconvoca o IX Sínodo dos Bispos com a temática voltada à nova evangelização e ao acolhimento de homens e mulheres como leigos ativos exercendo o sacerdócio comum a fim de que todos testemunhassem ''o atendimento gratuito e a acolhida fraterna [como] marca do serviço pastoral da Igreja'' [6]. Sem dúvidas os frutos colhidos após o IX Sínodo dos Bispos foi um maior acolhimento dos leigos nas igrejas, marcado pela primeira comunidade laical de carisma próprio fundada no Habbo Hotel. 

6. No entanto, perdeu-se este ardor missionário quando a Cadeira de São Pedro voltou a ser manipulada para o bem próprio daqueles que se achavam detentores da santa Igreja. Nossa Igreja voltou ao obscurantismo e ao arrefecimento missionário, tornando escassas as vocações às ordens sacras e à laicidade. Porém, nem naquele momento ''a Igreja não deixa de ser guiada pelo Espírito de Deus, Deus este que é soberano e fiel guardador, bom pastor que protege as ovelhas'' [7]; mas permanece, em seu âmago, com a mesma essência recebida dos apóstolos, que é a de pregar ''Cristo, nossa Páscoa'' (1Cor 5, 7) como a boa-nova do Pai. 

7. Por isso, devemos nos alicerçar em Cristo que restaura nossas forças para missão e para o serviço da cura das almas que passam por nós neste espaço virtual, pois a missão no Habbo Hotel “não é outra se não o anuncio evangélico, [e] é a partir da necessidade deste anuncio que todas as demais organizações internas e externas que temos, se desenvolvem e vivem. Portanto, nada que fuja ao anuncio evangélico, serve para a Igreja do Habbo'' [8]. 

CAPÍTULO II
Da alegria de ser Igreja

8. Do mesmo modo, não pode existir este anúncio evangélico da boa-nova de Nosso Senhor Jesus Cristo no Habbo Hotel sem a alegria de ser Igreja. A alegria de ser Igreja é prefigurada desde as bodas de Caná quando Cristo diante dos noivos e de sua Mãe Santíssima transforma água em vinho para que as festividades pudessem continuar. Cristo dá nova alegria àquilo que já se considerava escasso. De fato, essa festa torna-se analogia do casamento entre Cristo e a Igreja. É no momento do início do ministério público de Cristo nesta terra que nasce as promessas da alegria, da renovação e da constante assistência do Espírito de Deus à sua Igreja.

9. Outrossim, passadas as festividades do ano jubilar convocado pelo papa João Paulo VI e encerrado por mim em celebração solene na Basílica de São Pedro, a primeira a ser anunciadora desta mensagem de alegria que foi o ano de 2021, devemos ficar com o pensamento de retorno à nossa essência enquanto Igreja: resgatar almas. De fato, desde o início de nossa fundação até nossas formações nos seminários a Igreja sempre teve o princípio de nos instruir para trazer ao Corpo místico da Igreja da realidade os jovens e adultos que logam todos os dias neste local como forma de descontração.

10. Nesse ínterim, todos nós, seminaristas, diáconos, padres, bispos, os papas, os leigos, precisamos encontrar na figura de Cristo ressuscitado o nosso modelo de alegria e ânimo para o prosseguimento de nossos ministérios, para que sejam vivos e não arrefecidos pela completa estagnação. Devemos restaurar, através de Cristo, sumo e eterno sacerdote, a alegria de ser missionários, de ser Igreja, de ser anunciadores da palavra. Devemos nos tornar, com nossas vidas, com nossos ministérios, precônios da Santíssima Trindade.

CAPÍTULO III
Do ano sacerdotal

11. Nessa alegria de ser Igreja e retornar às raízes de nossa fundação no Habbo Hotel que convoquei este Ano Sacerdotal, significando que devemos nos empenhar ainda mais nas formações e na busca por vocações para integrar no Corpo da Igreja mais trabalhadores para messe do Senhor, pois ''grande é a messe, mas poucos são os operários'' (Lc 10, 2). 

12. Vivemos, após o ano de 2020, um florescimento e um empenho para entender nossa missão. Evidente que o Concílio de Jerusalém nos instruiu assim como o Concílio Vaticano VII e o Concílio de Latrão serviram para as necessidades da época. Hoje, torna-se indispensável que sempre reflitamos nossa missão, visto que a ''principal missão [da Igreja do Habbo é] levar à glória da Igreja aos que se encontram neste parâmetro virtual, para que se sintam chamados, de fato, a cerne d'Ela, e, deste modo, possam encontrar-se com suas vocações – de modo especial os chamados ao presbiterado - e ter seu encontro com Deus, que usa-nos de diversas maneiras para conseguir almas para Ele'' [9]. 

13. Deixemo-nos, meus filhos, sermos banhados pelo seu balsamo do Senhor que nos chama para o seu serviço neste local, visto que nenhuma vocação deixa de proceder de seu Coração santo e amoroso, pois ela ''brota do Coração aberto do Senhor, fazendo com que, no meio do mundo, levem eles sua luz a todos os povos, fazendo-os conhecer a alegria do Evangelho, que, como o sal, alegra a vida de quem conhece a Verdade'' [10]. 

14. E essa Verdade deve estar sempre impregnada em nossas orações, preces e reflexões, para que todos os que tenham contato conosco sintam a real presença do Espírito de Deus que exala seus dons através de nós. No enquanto, ''quando pensamos no Espírito Santo e o associamos à nossa evangelização virtual imaginamos um Deus que adentra nos pixeis da tela de nosso computador e se espalha pelo orbe habbiano. Porém não é bem assim, pois  esta é uma visão caricata e pouco séria de Deus Onipresente. O Espírito Santo que d'Ele procede age na realidade virtual por meio de nós, seus filhos "Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós" (Mt 10, 20). Mas quem garante que estamos repletos do Santo Paráclito? A prova é simples: "ninguém pode dizer: "Jesus é o Senhor", senão sob a ação do Espírito Santo" (ICor 12, 3). Ou seja, a credibilidade de um religioso está no fato de reconhecer, professar e anunciar unicamente e exclusivamente a Cristo. O pastor que se abster de anunciar Nosso Senhor está corrompido pelo egoísmo diabólico e, portanto, não age sob o impulso do Santo Espírito Divino'' [11]. 

15. Voltemos-nos à verdadeira evangelização que jorra como sangue e água que jorraram do Coração de Jesus como fonte perene de salvação à Igreja e ao mundo. Voltemo-nos ao nosso primeiro amor, Jesus Cristo Rei do Universo.

CONCLUSÃO

16. Por isso, precisamos neste Ano Sacerdotal restaurar nossas forças, nosso ânimo, para que nosso serviço seja renovado inteiramente naquele que detém toda sabedoria e ciência. Confiamos a Ti, Senhor, dizendo: 

A Ti, Senhor Deus, 
entregamos em vossos pés os trabalhos 
e todos os membros da santa Igreja, 
para que pelo testemunho de seu Filho Jesus Cristo
que morreu e ressuscitou por nós, 
por seu Santo Espírito que nos assiste e envia vossos dons, 
possamos ser testemunhas 
e construtores de sua casa prefigurada pelos profetas
e proclamada como casa de salvação pelos apóstolos.
Rogamos a sempre Virgem Maria,
nossa protetora diante de vossa inconsolável justiça, 
nossa guardiã e exemplo de obediência e pureza, 
para que seja constante seu auxílio
e intercessão pelas atividades da santa Mãe Igreja.
Assim seja!

17. Encerro esta Encíclica rogando a Deus Pai, a seu Filho Unigênito, ao Santo Espírito, para que seja derramado em todos que esta lerem as mais abundantes graças e a alegria que só de Ti provém. 

Dado e passado em Roma, em união a São Pedro, Festa do Batismo do Senhor, aos nove dias de janeiro do ano sacerdotal de dois mil e vinte e um, segundo de Nosso Pontificado. 

+ IOANNES, PP. III

____________________

REFERÊNCIAS

[1] Carta Encíclica Pastores Populum, 'Sobre a Idoneidade do Epíscopo', Urbano III.
[2] Decreto de Exoneração de Dom Odilo Pedro Scherer, 24 de abril de 2020, Paulo IV.
[3] Carta Encíclica Pastores Populum, 'Sobre a Idoneidade do Epíscopo', Urbano III.
[4] Homilia da visita do Papa Gregório XVII ao Habbo Hotel, 9 de julho de 2020.
[5] Ibidem.
[6] Exortação Apostólica pós-sinodal Sal Terrae, 'Ação Laical', Urbano III.
[7] Declaração Apostólica Saeta Mali, João Paulo VII.
[8] Constituição Conciliar Iudicum Ecclesia Pastoris, Bento III.
[9] Constituição Conciliar Predicate Evangelium, Capítulo IV, n° XXIV, João Paulo VII.
[10] Exortação Apostólica pós-sinodal Sal Terrae, 'Proêmio', Urbano III.
[11] Carta ao Clero Ductus Spiritus Sancti, 13 de agosto de 2020, Dom Marlindo Cardeal Araújo.