A Virgem Maria, Mãe da Igreja é venerada em todos os templos e muitos deles recebem sua especial devocação, sendo dedicados aos seus títulos. É de nossa incumbência, enquanto legisladores da liturgia da santa Igreja Romana, salvaguardar as tradições infusas através dos séculos de celebração do culto eucarístico. Por isso, atentos à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Arquidiocese de São Paulo, visto sua história de evangelização e guia das almas, sendo local de peregrinação e evangelização fecunda desde sua criação decidimos, pois, elevá-la ao status de Basílica Menor.
Com isso, em nossa autoridade e tendo recebido da Congregação para o Culto Divino seu parecer favorável, CONSTITUÍMOS como Basílica Menor na Arquidiocese de São Paulo a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, a fim de enriquecer e aprimorar sua história basilar para o aprisco sagrado.
Finalmente, enviamos nossa bênção apostólica a todos os fiéis e peregrinos, bem como aos seus colaboradores e pessoas de fé.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos sete dias do mês de dezembro, memória de Santo Ambrósio, do ano jubilar de dois mil e vinte e um, primeiro de Nosso pontificado.