Lucam Episcopus,
Servum Servorum Dei
MOTO PROPRIUM ANIMADVERSIO SCIO
(Sobre o cuidado de pesquisas a serem tomados no tempo da Sede Vacante)
Aos Cardeais,
Aos Arcebispo e Bispos,
Aos Presbíteros e Diáconos,
Aos leigos e leigas,
E a todos os que este alcançarem.
Caros irmãos, no cumprimento de nosso ofício apostólico, decidi voltar-me por meio deste a situação ao que se refere o tempo da Sé Vacante, ao respeito e ao cuidado quer por parte do colégio de Cardeais, quer pelos que não são membros do colégio de cardeais.
A durante o tempo que se seguiu as regulamentações da Sé Vacante, a triste prática de eventuais pesquisas de hibope ou possíveis papas, no entanto isso já é comprovadamente posição incorreta a vida do clero e da Igreja, por isso, viemos por meio deste documento tratar acerca das atitudes e posições previstas e extras ao tempo da sede vacante.
Compreenda-se que fica totalmente proibido qualquer tipo de pesquisa, de qualquer natureza bem como qualquer ação de recolher dados a fim de publica-los ou evidencia-lo demarcando possíveis candidatos, uma vez que, esta ação contraria a moral da Igreja como também a estrutura hierárquica, quer do pontífice renunciante, quer do novo pontífice, quer do sacro colégio de cardeais. O que aqui proclamamos, é válido a toda extensão da sé vacante, nos hotéis virtuais, bem como em todas as extensões deste.
Caberá ao pontífice aplicar as penas devidas aos que promoverem estas práticas, ou ainda durante a sé vacante, ao Decano do Sacro Colégio de Cardeais junto de seu Vice-Decano. Se por algum motivo, seja um cardeal a promover as práticas de pesquisas, seja penalizado com a proibição de participar da votação do conclave. Caso seja um clérigo, seja suspenso de ordem até a eleição do novo pontífice.
Cabe ainda especificar que estas penas aplicam-se, no período que compreende a comunicação da renuncia ou morte de um pontífice, até a eleição do seu sucessor.
Por fim, exortando sobre esta situação, somos levados a publicar e decretar este novo documento, a fim de com maior cuidado, manter a coerência e o respeito canônico ao que se refere ao tempo da sé vacante e o cuidado de toda a Igreja.
Dado em Roma, Junto á São Pedro, 08 de Dezembro do Ano Missionário de 2017, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, Primeiro do Meu Pontificado.
+ Lucam Pp. III
Servum Servorum Dei