I A C O B V S E P I S C O P V S
VICARIVS CHRISTI
Caríssimos irmãos em Cristo Jesus, saúde, paz e bênção apostólica.
Caríssimos irmãos em Cristo Jesus, saúde, paz e bênção apostólica.
A formação sacerdotal é o caminho pelo qual jovens são moldados através do tempo para a fôrma que Cristo pede a sua Igreja: a espada (cfr. Mt 10, 34) e a mão que acolhe (cfr. Jo 8, 11). Ao mesmo tempo que se está pronto para defender a fé, se está pronto para acolher e perdoar.
Buscando preservar, incentivar e formar adequadamente os nossos seminaristas nesse conhecimento e filosofia de que o Senhor é misericórdia e justiça (cfr. Sl 116, 5) que DECRETO a revisão da Apostila Bom pastor, devendo, em sua reforma, incluir:
I. AULAS TEÓRICAS
- Hierarquia da Igreja;
- Pronomes de tratamento, anéis e bençãos;
- Cores e tempos litúrgicos;
- Vestes litúrgicas e vestes cotidianas (batinas, etc.);
II. AULAS PRÁTICAS (para seminaristas)
II. AULAS PRÁTICAS (para seminaristas)
- Acólito;
- Turiferário e naveteiro;*
- Mitrífero e baculífero;*
- Diácono na Santa Missa;
- Diácono presidindo celebração da Palavra;
III. AULAS PRÁTICAS (para diáconos)
- Santa Missa;
- Confissão;
- Matrimônio;*
- Santa Missa;
- Confissão;
- Matrimônio;*
IV. EXTENSÃO (para diáconos ou padres)
- Batismo e outros sacramentos;*
- Configuração à Cristo;*
- Homilética;*
- Apologética;*
*: Aulas facultativas, porém que devem constar na apostila.
Não obstante, ainda decretamos as diretrizes:
I - A elaboração das apostilas será delegada à Prefeitura da Educação Católica que deverá formar um grupo de trabalho composto de, pelo menos, 3 (três) pessoas, clérigos ou não (em caso de ser leigo, que possua trajetória eclesial) para garantir diferentes perspectivas e abordagens em cada tema;
II - Conforme a elaboração progride, os resultados devem ser apresentados a mim, para avaliação e, se necessário, redirecionamento;
III - Todas as aulas devem ser munidas de grande número de imagens e exemplos, sobretudo e destacadamente na parte teórica;
IV - A linguagem deve ser simples e didática, porém, ao mesmo tempo, o conteúdo deve ser abrangente o suficiente de modo a não se restar dúvidas ao estudá-lo;
V - Naquelas aulas práticas cuja execução ou o conteúdo de forma escrita é extenso e trabalhoso (como as aulas de acólito, turiferário, etc.), não se reserve esforços para que cada passo seja representado em fotografias exemplificativas, de sorte a facilitar o entendimento do aluno;
VI - Ainda que seja fundamental a explicação e o direcionamento do professor, a apostila deve ser o máximo possível autoexplicativa, ensejando um estudo completo e de qualidade mesmo na ausência de professores.
Sem mais, rogo a Deus que ilumine a Educação Católica para que faça o melhor serviço em prol da Igreja, das vocações e de todo o povo de Deus.
Dado e passado em Roma, 26 de Fevereiro do ano de São José de 2021, primeiro de nosso pontificado.
+Iacobvs Pp. I
Pontifex Maximvs
Eu o subscrevo,
Dom Tomás von Klapperschlange e Araújo
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