Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Homilia de Gregório XVII por ocasião de sua visita ao Habbo Hotel em 2019

HOMILIA DE SUA SANTIDADE
O PAPA EMÉRITO
GREGÓRIO XVII
POR OCASIÃO DE SUA VISITA AO HABBO HOTEL
Roma, 18 de julho de 2019

Saúdo afetuosamente o meu venerável sucessor, Papa Bento IV. Santidade, meu coração rejubila de alegria nesta data hodierna, em poder estar convosco nesta Patriarcal Basílica.
De fato, é a voz de Pedro quem continua a ressoar hoje, a cátedra está aqui, e aqueles que nela se assentam, recebem do Senhor a nobre missão de "apascentar os seus cordeiros". Por isso, lhe asseguro minhas orações pelo êxito de sua missão neste lugar.
Saúdo com afeto o cardeal Decano e, em sua pessoa, todos os que compõem o Sacro Colégio.
Saúdo o Arcipreste desta basílica e os meus irmãos no Episcopado e no ministério Sacerdotal.
Queridos Padres! A vocês, que lidam nas distintas paróquias que compõem a Igreja no Habbo lhes repito: coragem! O Senhor está ao vosso lado.
Por vezes, sentimo-nos como Pedro e os outros discípulos dentro da barca no Mar da Galileia, enquanto ela sacudia de todas partes, prestes a sucumbir pelo vento e as ondas, enquanto o Senhor, dentro dela, parecia dormir.
Também nós, como eles, por diversas vezes nos desesperamos e tememos quando, diante das tempestades que sacodem a Igreja, sacodem nossa vida e nosso ministério temos a impressão que também nós iremos sucumbir.
Entretanto, lhes recordo a todos, ainda que a barca pareça virar e que o Senhor pareça estar dormindo, é Ele que está dentro dela, e por estar dentro dela não permitirá que ela naufrague. O Senhor nos conclama hoje à coragem!
Em meados do ano de 2006, a inspiração divina nos levou, um grupo de adolescentes, amantes de Cristo, do Evangelho e da Igreja a darmos início aos primeiros passos na obra da evangelização deste lugar, dispondo de poucos recursos digitais, visto que o Habbo Hotel tinha acabado de começar. Decidimos, com coragem, abrir as portas deste lugar para Cristo e anunciar, sem medo, a doce e reconfortante Alegria do Evangelho num mundo cada vez mais fechado ao Senhor Jesus.
A missão da Igreja aqui e em todo lugar deve ser a de ANUNCIAR, SEM MEDO, que Cristo VIVE e nos quer VIVOS, como suas testemunhas. O maior e melhor exemplo que a Igreja pode dar, muito mais do que por palavras, é pelo seu TESTEMUNHO e pela sua atitude.
Estimados e veneráveis irmãos, um dia, nós, que demos início à Igreja aqui, fomos movidos por algo maior do que nós, o chamado do Senhor. Aos senhores, que hoje dão continuidade à missão da Igreja aqui, com humildade eu exorto: sejam fiéis ao chamado de Jesus.
A presença da Igreja nos meios de comunicação social deve ser para dar testemunho, longe de toda e qualquer divisão, longe das calúnias e injúrias lançadas de uns contra os outros, a missão à qual vocês são chamados é infinitamente maior do que tudo isso! Gastem o vosso tempo online neste lugar em anunciar a beleza de ser discípulo de Jesus.
Dentro do Colégio dos Doze, também havia dissidências e é natural que elas existam! As diferenças são saudáveis, a uniformidade mata! E é justamente a diversidade de dons e ministérios, de carismas, que forma a Igreja. Mas um único e mesmo Espírito é quem os moveu a estar aqui e é Ele quem faz a Igreja de Cristo crescer.
Para que a Igreja cresça e vocês gastem o vosso tempo com aquilo que é útil, eu vos peço: nunca percam de vista a verdadeira missão da Igreja aqui. E o melhor exemplo que vocês podem dar é pelo TESTEMUNHO, o testemunho do amor, da concórdia, da UNIDADE e, acrescento o testemunho do PERDÃO, em rezar pelos vossos inimigos e perdoar aqueles que vos ofendem... Se o nosso testemunho for igual ao dos pagãos, que recompensa teremos? Cristo nos chama a ir além.
Aqui, proponho a vocês como meditação a figura de três grandes homens. Partindo em primeiro lugar, do Apóstolo Pedro. Tríplice foi a pergunta do Senhor Jesus se ele o amava e tríplice foi a declaração do seu amor, em contraposição à tríplice negação que Pedro, outrora fraco, fez ao Senhor na noite de sua Paixão.
O texto original grego nos explicita melhor o significado dessa perícope tão bonita escutada no Evangelho desta celebração. Por três vezes, Cristo pergunta a Pedro se este o amava com amor ÁGAPE, isto é, um amor COMPLETO, sem limites, disposto até as últimas consequências.
Pedro, no entanto, responde a Jesus que o amava com amor PHYLIA, isto é, um amor que ainda precisa crescer. E o Senhor Jesus, mesmo sabendo que o amor de Pedro ainda ainda precisava crescer MUITO, não cessa de dizer: apascenta os meus cordeiros. Cristo confia a Pedro, CIENTE DE SUAS LIMITAÇÕES, o seu rebanho.
A cada um de vocês também, a cada um de nós, o Senhor confiou um pequeno rebanho neste mundo digita, pedindo que, neste lugar, nós sejamos testemunhas do seu amor.
É sobre a rocha firme da profissão de fé e da declaração de amor de Pedro que Cristo estabelece o fundamento de sua Igreja.
E é essa ÚNICA e mesma Igreja que está presente aqui. Somos nós, também Pedro. Pedro que às vezes cai, Pedro que às vezes tem medo, Pedro que às vezes é fraco, mas Pedro que AMA o Senhor e é justamente esse amor que o Senhor olha. Confia à nossa fraqueza a nobre missão do anúncio do seu Reino e é essa Igreja UNA, SANTA, CATÓLICA e APOSTÓLICA. Sem rixas, divisões ou desuniões que deve fazer ecoar neste lugar o brilho do Evangelho.
Peço novamente a vocês que dediquem vosso tempo não a lutar pelos interesses humanos, por corrupção, poder, cargos, mas que o coração de cada um seja motivado pela força que nos motivou em 2006 a dar início a tudo o que hoje vocês vêem, a vontade de EVANGELIZAR aqui.
Proponho, igualmente, o exemplo de São João Maria Vianney, o Cura D'Ars, que encontrou na Paróquia de Ars um território bastante semelhante ao que vemos hoje na internet, um local fechado ao Senhor.
E o testemunho humilde de São João Maria Vianney converteu a sua Paróquia. Às 4h da manhã, ele abria a igreja e, com a igreja vazia, ajoelhava-se banco por banco, olhando na direção do sacrário e pedindo "Senhor, converte a minha Paróquia". Que a CONVERSÃO através do testemunho de humildade e de oração seja a prioridade de vocês.
Todos são jovens, como um dia, eu também era, no auge dos meus 13 anos, mas peço a vocês: deixem-se apaixonar por Cristo. Somos católicos e o que devemos é dar TESTEMUNHO aqui.
Por fim, o exemplo do Padroeiro da Igreja aqui. Porque LUCAS, médico e evangelista, é o Patrono da Igreja no Habbo? Porque ele é exemplo de quem, descobrindo a Pessoa de Jesus entregou toda a sua vida a Ele e descobriu que a sua medicina só teria sentido se fosse dedicada em primeiro lugar a entregar-se ao Médico dos médicos.
Lucas, discípulo de Pedro e Paulo, é modelo de missionário e é sob a sua proteção que a Igreja aqui está confiada.
Finalmente, o exemplo final que lhes proponho aqui é o de São Francisco de Assis. A sua oração resume o Evangelho e é um programa de vida. Encerro essa homilia, cantando humildemente com vocês a Oração de São Francisco para que, olhando para este texto, NUNCA se esqueçam qual é a vossa missão AQUI. Cuidem com todas as vossas forças para que a ÚNICA e VERDADEIRA Igreja seja fiel àquilo que Cristo espera dela.
Nossa Senhora de Guadalupe, primeira missionária do continente latino-americano seja nossa Mãe e nossa companheira.
Finalizo, fazendo minhas as palavras do Papa Francisco: meus filhos e meus irmãos, cantem a misericórdia de Deus e caminhem missionários, como fez a vossa mãe.
Amém.

+ Gregorius Pp. XVII
Espiscopo emerito Romaniensis