SACRUM CONCILIUM LATERANENSIS
CONSTITUTIO APOSTOLICAE CONCILIARE
RECTUS RECONCILIATIONIS PERDITAQUE
(A Correta Reconciliação dos Extraviados - Âmbito da Reconciliação Fraterna dos Cismáticos)
BENEDICTUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
UNA CUM SACROSANCTI CONCILII PATRIBUS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
PROÊMIO
O Santo Padre, Papa Bento III, decidiu convocar o Concílio de Latrão I, para convidar todo o Sacro Colégio Apostólico para que unidos a ele, pudessem discutir assuntos de interesse para a Igreja Católica.
Convocamos no dia 16 de Agosto de 2016, o Concílio de Latrão na que foi realizado os trabalhos da Arquibasílica de São João Latrão.
O que é disposto neste documento foi aprovado, na V Sessão Conciliar, visto e apreciado na VII Sessão Conciliar, mas não aprovado sendo requerido um segundo texto, este por sua vez aprovado na VIII Sessão Conciliar e aqui publicado.
Neste documento, realizado pela Comissão Conciliar de Assuntos Inter-Religiosos, mostra-se medidas importantes, elaboradas por esta comissão, para melhor desempenho dos trabalhos pastorais reservados ao Sacro Colégio e toda a Igreja de Cristo.
+ Dom Lucas Medeiros - Secretário Geral
+ Mons. Marco Antonio - Auxiliar
RESOLUÇÕES
I. SOBRE A VOLTA DE EXCOMUNGADOS E CISMÁTICOS
Deus se fez homem para se sacrificar por nós, em prol a nossa reconciliação e salvação. Hoje ainda, Cristo se faz pequeno para se entregar a nós e nos convida a deixarmos a vida do mundo e os desejos da carne para trás. Isso nos confirma e nos conforta de que seu amor é imensurável e sua misericórdia não tem fim. Sendo a igreja o Corpo Místico de Cristo, e assim não podendo, por impedimento de sua própria natureza, entrar em inconformidade com a Cabeça que é Cristo, foi visto pelo Sacro Colégio Apostólico, neste concílio, sobre o amparo do Ano Santo da Misericórdia, de que qualquer um, seja ainda cismáticos, sejam ainda excomungados, terão sempre a misericórdia de Cristo e serão sempre bem-vindos de volta ao Corpo desse mesmo Cristo, quando deles vierem o arrependimento e a vontade de conversão.
II. SOBRE A QUANTIDADE DE VEZES QUE PODEM SER ACEITOS
A Misericórdia de Deus é imensurável e infindável, mas essa depende de um verdadeiro arrependimento para que seja alcançada. Dizia o Santo Padre: "Deus não se cansa de nos perdoar, nós é quem cansamos de pedir perdão!". Ou em outras palavras: "Nós é que não nos arrependemos.". Em vista que, em diversos casos, não há o verdadeiro arrependimento, fica então decidido e recomendado que é inadmissível o acolhimento de cismáticos e excomungados por mais de 2 vezes, tendo em vista sempre o parecer do pontífice e dos cardeais, tendo e completamos ainda que todo e qualquer acolhimento deve ser feita sobre responsabilidade do Papa, para que, por meio desse, possa se haver uma rigorosa e ampla avaliação da situação daquele que está sendo recebido de volta.
CONCLUSÃO
Após os debates é este o documento final sobre o recebimento daqueles que afastaram-se da Igreja, cismáticos e excomungados, bem como quantidade, quer também afirmar a primazia do pontífice e o auxilio do sacro colégio de cardeais, nestes casos.
Revogam-se quaisquer outras disposições contrárias, e afirma as novas condutas, ou reafirma o que já se era sabido, e formulado nesta reunião.
Romae, die VIII mensis Octubrus Anno Sancto Misericordiae MMXVI
Roma, 08 de Outubro do Ano Santo da Misericórdia de 2016.
+ Benedictus Pp. III
Catholicae Ecclesiae Romanae Episcopus
Segue-se as Demais Assinaturas:
+ Agnelus Card. Rossi
+ Carlo Card. Ventrescae
+ Raul Card. Gabrielis
+ Lindomaris Card. Araujiensis
+ Sthevan Card. Fitzwan Della Rovere
+ Giovanni Card. Coppa
+ Licinius Card. Rangelis
+ Danielis Card. Stramantinus
+ Olavo Card. Arns
+ Ioannes Card. Bacstus
+ William Card. Rose
+ Édesius Card. Silva
+ Ioseph Card. Betoris
+ Lucam Card. Antonius
+ Petrus Card. Viegas
+ Charles Card. Frazen
+ Lucam Medeiros, Episcopus
+ Matthae Sartus, Episcopus
+ Arthuris Nicollae, Episcopus
+ Ioannes Betori, Episcopus
+ Iaime Rose, Episcopus
+ Luani Moreira, Episcopus
+ Leland Fontaine, Episcopus
+ Bernardus Vieira, Episcopus
+ Douglas Arinziensis, Episcopus
+ Victor Guilherme, Episcopus
+ Paulus Gonzaga, Episcopus
+ Ioannes Lajolo, Episcopus
+ Vitor Barretus, Episcopus
+ Igoris Cavalcantis, Episcopus
+ Hugo Filium, Episcopus
+ Pietro Premoli, Episcopus
+ Angelus Lucianne, Episcopus