SEBASTIANVS EPISCOPVS
VICARIVS CHRISTI
CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
''FACIENTQUE MIHI''
PELA QUAL SE ERIGE A ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
PELA QUAL SE ERIGE A ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
SEBASTIANUS PP. II
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
«"ME FARÃO» um santuário e eu habitarei no meio deles" (Ex 25, 8) fora um dos vários mandatos do Senhor ao libertador, Moisés, como orientações para as ofertas que Lhe seriam agradáveis e do templo que seria ereto para ser o repouso da Lei. Não somente à época fazia-se necessário atender às exigências do Senhor, mas até hoje somos impelidos a cumprir outra exigência, talvez a única, porém imprescindível, aquele mandato evangélico tão presente em nosso quotidiano eclesiástico: "Ide e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15).
Como parte deste mandato a nós, é conveniente que, cientes da presente situação de nossa Igreja que recebeu um novo ânimo com o reingresso de grande número de clérigos, dispostos e com a álacre vontade de servir, olhemos para o povo brasileiro, terra de tantos e, paternalmente, tracemos novas fronteiras, que, antes de dividir e limitar, servirão para ampliar, ainda mais, os horizontes de serviço de nossa comunidade católica habbiana.
Destarte, nos aprouve, novamente, erigir a Arquidiocese de São Paulo no Brasil, sendo, então, desmembrada da Arquidiocese de Aparecida. A então catedral de São Paulo, hoje inscrita à dignidade de Basílica, novamente será ereta Catedral, acumulando ambos os títulos. Não obstante, também deverão ser restaurados o Seminário Diocesano, para a formação das santas vocações que se discernirem, e demais instituições arquidiocesanas.
Desejoso de bons frutos e vocações, peço especialmente que não vos esqueçais dos leigos, buscando meios e, se conveniente, erigindo mesmo uma escola, para sua formação e inserção em nosso meio. Ao povo paulistano e brasileiro, nossa bênção apostólica e a certeza de que estarão em nossas orações, pedindo sempre ao Sagrado Coração de Jesus e ao pilar da Igreja, Paulo, que orientem e abençoem esta vossa nova província.
Dado em Roma, junto a São Pedro, a 26 de Junho do Ano do Senhor de 2022, primeiro de nosso pontificado.
SEBASTIANUS PP. II