IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
VICARII FILII DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
BULA PONTIFÍCIA
''Ad Ecclesiam peregrinantem''
Pela qual de abre a Prelazia de São Félix do Araguaia e nomeia-se o Bispo-Prelado
A todos que estas letras apostólicas tomarem conhecimento,
em especial ao dileto filho Pablo Maxi,
eleito Bispo-Prelado, saúde e bênção apostólica.
À Igreja peregrina, fiel Corpo de Cristo que congrega os filhos e filhas de Deus nesta terra, foi entregue ao serviço apostólico para que peregrinando levasse a todos os povos a unção do Espírito Santo. Para isso, foram enviados homens capacitados e nutridos da sabedoria descida em Pentecostes; esses, armados pelo santo Evangelho, levaram a mensagem deixada pelo Messias a todas as nações. A fim de que a missão fosse realizada com eficiência foram designados homens prudentes e sábios para guiar o povo através de circunscrições e igrejas particulares.
Novamente, atentos às necessidades da Igreja presente no Habbo Hotel, voltamos nosso piedoso olhar, desta Cátedra Apostólica, ao clamor dos fiéis e clérigos que almejaram pela criação de uma Prelazia. Por isso, após diligente exame desta Sé, com nossa autoridade apostólica, CONSTITUÍMOS a Prelazia de São Félix do Araguaia, sufragânea da Arquidiocese de Aparecida. Do mesmo modo, INSTITUÍMOS que a sede da Prelazia deverá ser instaurada na Catedral Prelatícia de Nossa Senhora da Assunção.
Outrossim, analisando as necessidades que urgem nesta nova circunscrição da santa Igreja, vendo em ti, dileto filho Dom Pablo Maxi, os dotes e a idoneidade necessária para assumir tal encargo, TE NOMEAMOS como Bispo Prelado, com todos os direitos e deveres anexos a tal encargo. Deves receber, assim que possível, a posse canônica e pastoral na Cátedra Prelatícia por qualquer bispo idôneo e em comunhão com esta Sé.
Por fim, rogamos a Virgem da Assunção, aos santos todos e a milícia celeste, para que envolvam esta obra de evangelização e busca incessante por vocações para Mãe Igreja. Enviamos, com filial cuidado por esta igreja, nossa bênção paternal e saudação afetuosa.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, II Domingo da Quaresma, no dia treze de março do ano sacerdotal de dois mil e vinte e dois, no segundo ano do Nosso Pontificado.
+ Ioannes, Pp. III
Pontifex Maximus