Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Constituição Apostólica "Sacramenta sunt" | Pela qual se promulga a III Edição Típica do Sacramentário Romano

GREGORIUS, EPISCOPUS,
SERVUS SERVORUM DEI

CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
SACRAMENTA SUNT

PELA QUAL SE PROMULGA A III EDIÇÃO TÍPICA
DO SACRAMENTÁRIO ROMANO

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Os sacramentos são, na Igreja, os sinais visíveis da graça invisível de Deus. De fato, Cristo está presente todas as vezes que a Igreja se reúne para celebrar a liturgia, pois, ele mesmo prometeu que: "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles" (Mt 18,20). Em nossa Igreja, que dissimula os sacramentos, "é necessário realizar a pregação explícita da Palavra de Deus e de todo o rico tesouro que compõem a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Entre estas pérolas da Igreja, está sem dúvida a realização dos sacramentos." (Concílio de Jerusalém, Constituição Conciliar Predicate Evangelium, n.33).

Deste modo, no contexto da reforma litúrgica, desencadeada pela promulgação da V Edição Típica do Missal Romano, havemos por bem revisitar, corrigir, ajustar o nosso Sacramentário Romano, onde estão contidas as celebrações dos sacramentos administrados pela Igreja, exceto a Eucaristia, bem como as principais bênçãos sacramentais. Este livro litúrgico, que muito pode colaborar com o exercício do ministério dos diáconos e sacerdotes, encerra os trabalhos de revisão de todos os livros litúrgicos. Sua I Edição Típica foi promulgada no pontificado de Bento IV e a II Edição no pontificado de Clemente II. Agora, porém, esta nova edição está mais condizente com a realidade habbiana, sem esquecer-se da conformidade com os textos litúrgicos originais. 

Portanto, usando de nossa autoridade apostólica, PROMULGAMOS a III Edição Típica do Sacramentário Romano, que torna-se norma para a celebração dos sacramentos, exceto a Eucaristia, e sacramentais a partir da presente data, não obstante o que pesar em contrário. Ao celebra-los, a Igreja nunca se esqueça que "a liturgia dos sacramentos e sacramentais faz com que a graça divina, que deriva do Mistério pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, onde vão buscar a sua eficácia todos os sacramentos e sacramentais, santifique todos os passos da vida dos fiéis que os recebem com a devida disposição." (Concílio Vaticano II, Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, n.61). Confiamo-nos, portanto, na celebração dos mistérios do Senhor, a intercessão de sua Mãe Santíssima, a Virgem Maria, de São José e Santa Maria Madalena, e dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, na comemoração dos XVIII anos da instalação da Cátedra Pontíficia no Habbo Hotel, trigésimo dia de julho do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro de Nosso pontificado.

+ Gregorius