Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Carta Apostólica Iubilate Deo - Convocação do Sínodo Jubilar

CARTA APOSTÓLICA
“IUBILATE DEO”
DO SANTO PADRE
CLEMENTE II
COM A QUAL SE CONVOCA
O SÍNODO JUBILAR

Aos eminentíssimos senhores cardeais,
excelentíssimos senhores arcebispos e bispos,
reverendíssimos presbíteros e diáconos,
digníssimos religiosos, religiosas,
caríssimos seminaristas,
e amadíssimos leigos e leigas.
 
“Celebrai com Júbilo o Senhor, todos os habitantes da terra” (Sl 100) pois Ele nos concedeu inúmeros benefícios. O povo Eleito do Senhor, foi um povo que sempre se voltou ao louvor ao seu Deus. Por seu lado, Deus sempre se voltou ao favor do seu povo. Deste modo, de bela forma os judeus já cantavam, na noite Pascal da libertação: “Dayenu”, isto nos teria bastado. Sim, irmãos e irmãs, pois nos teria bastado o pouco que Deus fez por nós.

Lembramo-nos, sempre, nos diversos feitos do Senhor em nosso favor. Deus não só nos fez sair do Egito, mas, também, fez justiça com o faraó. Se só nos tivesse feito sair do Egito, Dayenu, isto nos teria bastado. Se só tivesse nos resgatado dos poderes humanos e não nos tivesse dado o Cristo, Dayenu, isto nos teria bastado. Se só tivesse nos dado o Cristo e não nos tivesse feito entrar na Igreja, Dayenu, isto nos teria bastado. Se nos tivesse feito entrar na Igreja e não tivesse iniciado essa Igreja na realidade virtual, Dayneu, isto nos teria bastado. Se tivesse iniciado essa Igreja virtual e não nos tivesse concedido tão bons pastores, Dayenu, isto nos teria bastado. Se nos tivesse dado bons pastores e não nos tivesse feito persistir por quinze anos, Dayenu, isto nos teria bastado.

Fato é, irmãos e irmãs, que Deus sempre nos concede muito mais do que nos basta e, esse ano, ele nos dá a graça de celebrar os quinze anos de nossa Igreja no Habbo Hotel. De fato, quanto mais nós temos que dar graças do Senhor! Ele não nos abandonou em um só momento durante toda a história dessa Igreja. Ele esteve ao nosso lado nos bons e maus momentos, desde a nossa fundação por Gregório XVII, isto é, Vinicius Soares. Nós acreditamos que o próprio Deus inspira o nosso coração para que possamos honrá-lo por esse meio virtual, e não só honrá-lo em todos os cantos da terra, mas, também, anunciar sua Palavra aos corações que não a conhecem.

Nós, nesse ano jubilar de dois mil e vinte e um, queremos elevar a Deus o nosso grande Hino de Louvor. Esse hino é cantado de diversos modos. É cantado pela oração, é cantado pela evangelização e é cantado no aprimoramento das questões de nossa Igreja que precisam ser aprimoradas. Nós cremos que, como membros da Igreja de Cristo, brotamos do lado aberto do Cristo Crucificado, quando jorraram o sangue e a água, a Eucaristia e o Batismo. Deste modo, como batizados, nos reunimos entorno da mesa da Ceia do Senhor, do altar da Cruz, para fazermos memória do amor do nosso Deus, um amor tão forte e tão intenso que foi capaz de superar a própria morte. Fazendo memória deste mistério, renovamos nossas forças, mesmo que não no sacramento, mas, na lembrança deste.

Ao longo destes quinze anos, percebeu-se que uma tema que sempre gera grandes discussões, é o tema da formação presbiteral, tanto nos seminários, como na formação continuada. De diversos modos tentou-se adaptar a formação presbiteral. Hoje, se faz ainda mais necessário refletir este tema, mediante a alta exigência que nos são impostas pela sociedade hodierna, pela Igreja que tanto cresceu em diversos aspectos e também pelo menor número de pessoas online do que em tempos passados. Tal problemática urge para nós num momento oportuno.
A Igreja precisa olhar para seus quinze anos de história com uma visão nova, aprender com os erros do passado, observar o que foi positivo. Desse modo, no presente, iremos refletir como deve se dar nosso trabalho frente a diversas realidades apresentadas, preparando um futuro com uma Igreja que seja ainda mais seguidora, ainda mais discípula, ainda mais anunciadora, ainda mais Esposa do seu Divino Mestre Ressuscitado.

Desse modo, havemos por bem CONVOCAR pela presente carta, o Sínodo Jubilar, isto é, o XI Sínodo Geral dos Bispos. Para tomar parte neste, convocamos todos os bispos, arcebispos e cardeais que não sejam da Santa Igreja Católica, para que, juntos, reflitamos sob a luz do Espírito Santo e tracemos um novo caminho para uma Igreja que é sempre nova e renovada pelo Senhor. Assim, o Sínodo se realizará na Cidade Eterna de Roma, entre os dias 17 e 21 de maio deste ano de 2021.

Este Sínodo, partindo da formação presbiteral, deverá também rever diversos aspectos da vida eclesial, em conformidade com recém-realizado Concílio de Jerusalém e os concílios anteriores da nossa Igreja, além das últimas assembleias sinodais dos Bispos. Esta é nossa missão: prepararmos o futuro da nossa Igreja.

Para a preparação deste sínodo, nomeamos Dom Joseph Cardeal Ravassi, como relator geral do Sínodo. Este será responsável por, em comunhão conosco, preparar a equipe e o próprio sínodo.

Nos colocamos sob a materna intercessão da sempre Virgem Maria e de seu esposo São José, de São Pedro e São Paulo, São Francisco e Santo Domingo, Santo Agostinho e Santo Tomás, São Paulo VI e São João Paulo II, e do para que, intercedendo pelo nosso sínodo, possamos realiza-lo de modo a ser do agrado de Deus Pai todo poderoso e do seu Filho Jesus Cristo, que derramará sobre nós, profusamente, a força e a sabedoria do Espírito Santo.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro no dia vinte e dois de abril do ano Jubilar de dois mil e vinte e um, primeiro de Nosso pontificado.
 
+ Clemens II
Servus Servorum Dei