ANTONIUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Bula
"ECCE DICIT DOMINUS DEUS"
de elevação da Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
à dignidade de Arquidiocese e nomeação de seu Arcebispo
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
A todos àqueles que esta lerem,
de maneira especial ao povo de Deus da Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro,
saudação, paz e bênção no Senhor.
"EIS O QUE DIZ O SENHOR DEUS: ai dos pastores de Israel que só cuidam do seu próprio pasto. Não é seu rebanho que devem pastorear os pastores?" (Ez 34, 2). O pastor, simbolizado pelo epíscopo, é a representação do próprio Cristo, Sumo e Eterno Pastor, porém por falta de pastores as ovelhas estão se perdendo do aprisco e ficam vagueando pelas montanhas e colinas sem que ninguém cuide delas ou se ponha a procurá-la (cf. Ez 34, 5-6). O Bispo deve ser este condutor, que a exemplo do Bom Pastor, sai pelo mundo à procura da ovelha perdida e encontrando-a coloca em seus ombros e retorna para casa (cf. Lc 15, 4-7).
No mundo, em suas vicissitudes, precisamos ainda anunciar a esperança que foi trazida no patíbulo da cruz, onde os sofrimentos e a escravatura se transformaram em vida, fazendo com que o propósito fosse imensamente bom, justificando o cansaço da caminhada (cf. Spe Salvi, n. 1 e 4).
Desta maneira, nós, que ocupamos a cátedra do Bem-aventurado Pedro, voltamos o nosso olhar à querida Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde através da Bula "Cognosco Meas" foi, por nosso predecessor erigida, que vem mostrando significativos trabalhos em prol da evangelização em nosso apostolado e queremos que as Igrejas Particulares estejam cada vez mais próximas das comunidades de comunidade (cf. Bula "Cognosco Meas", Papa Bento VI).
Portanto, ouvimos o parecer do Núncio Apostólico para o Brasil, bem como os Arcebispos Metropolitanos do Brasil e o Dicastério para os Bispos que solicitavam a esta Sé Romana o desmembramento da Igreja Particular do Rio de Janeiro para que se criassem novas igrejas, para fluírem os habitantes da mesma região, da cura mais fecunda de suas almas e ânimo alegre. Por isso, decidimos por ELEVAR a Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro à dignidade arquiepiscopal com todos os direitos e privilégios inerentes a esta categoria.
Aproveitamos o ensejo e NOMEAMOS-TE, querido filho, Dom Everton Andrade, como arcebispo desta circunscrição eclesiástica com direitos e deveres concernentes ao ofício. Deves, na missa de elevação da arquidiocese, tomar posse de teu ofício. Para isto, a missa iniciada pelo nosso delegado, após a saudação, se procederá a leitura desta Bula e logo em seguida deverás receber o pálio pastoral, por nós enviado. Serás então saudado pelo teu presbitério e povo e presidirás a sagrada Liturgia a partir de então. Sejam ainda lavradas três atas para serem arquivadas em nossos documentos, na Cúria Arquidiocesana e nos documentos da Nunciatura Apostólica para o Brasil.
Sem mais, confiamos toda a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro à materna intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Habbo Hotel, e de São Sebastião, padroeiro desta Arquidiocese, para que a grei do Senhor, sempre cuidada pelo Bom Pastor, tenha também pastores zelosos e se constitua como um povo fiel ao Senhor.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia treze de março do Ano do Senhor de dois mil e vinte e três, terceira semana da quaresma, primeiro de nosso pontificado.
+ ANTONIUS