Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

Pesquisar

Constituição Apostólica "Ergo Episcoporum" - Promulgação do Pontifical Romano

CLEMENS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
ERGO EPISCOPORUM
PELA QUAL SE PROMULGA
A TERCEIRA EDIÇÃO TÍPICA
DO PONTIFICAL ROMANO

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

"O bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar." (1Tm 3,2). Deste modo, o ministério episcopal tem papel importante na Liturgia da Igreja, pois o epíscopo, revestido da plenitude do Sacramento da Ordem, age como dispersor do Evangelho e da ação do Espírito Santo na vida de sua Igreja Particular, local esse onde o seu ministério é exercido de forma absoluta e santificadora pela celebração da Eucaristia. ''Diocese é a porção do Povo de Deus, [...] por meio do Evangelho e da Eucaristia, [...] uma Igreja particular, na qual está realmente e atua a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica”. (Cerimonial dos Bispos, Cap. 1, 1). 

Atento a isso, durante o papado de nosso venerável antecessor, o Papa Paulo II, foi decretado que fosse revisada e aprovada a Segunda Edição Típica do Pontifical Romano. Dado a necessidade da Igreja em utilizar dos ritos de modo que estivessem aperfeiçoados, apresentados de forma atualizada e revisados conforme os Sagrados Concílios, dado a abertura da revisão dos ritos promovidos pelo Concílio de Jerusalém, coube a nós, inspirados pelo Espírito Santo, com o intuito de atualizar e oferecer a Igreja, de forma clara e sucinta, imbuir a Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos a reforma deste livro litúrgico da Igreja.

Por isso, dada a apresentação da Congregação, após três meses de elaboração, o Pontifical Romano de modo atualizado, reformado e revisado segundo as necessidades da Igreja, nós e o Espírito Santo, utilizando da nossa autoridade apostólica confiada a Pedro pelo próprio Cristo, nosso Senhor, DECRETAMOSDECLARAMOS e CONSTITUÍMOS a aprovação da Terceira Edição Típica do Pontifical Romano.

Nesse ínterim, desejamos que a nova Edição Típica deste livro litúrgico da Igreja favoreça maior dignidade e sacralidade à liturgia episcopal nas diversas circunscrições da Igreja. Também, o novo Pontifical Romano apresenta diversas formas de ritos que anteriormente não constavam na liturgia do Habbo Hotel e que, assim, muitas Instituições e Ordens criavam seus próprios ritos e livretos de demais celebrações; com esta reforma desejamos reunificar e padronizar todos os ritos da Igreja Latina, de modo a cessar às diferenças e contradições em muitos dos ritos.

Por fim, recomendamos a bem-aventura Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor e Senhora da Eucaristia, a Igreja que ''caminha nas estradas do mundo rumo ao céu'' (Oração Eucarística V, Congresso de Manaus), cada dia esperando encontrar-se com a Jerusalém Celeste.

Dado e passado em Roma, na Basílica de São Pedro, aos vinte e dois dias do mês de julho do Ano Jubilar de dois mil e vinte e um, na Solenidade dos quinze anos da Igreja.

+ Clemens II
Servus Servorum Dei